Floquinhos de Neve Espirituais
Só a sua religião salva. Só seu Deus. Só seu livro mágico de contos históricos que totalmente aconteceram.
Talvez você tenha sido criado nesta religião desde criança e todas as suas sinapses do cérebro racional estejam ligando ela ao seu cérebro emocional irreversivelmente. Pode ser até que não seja irreversível, mas você não quer lidar com a dissonância cognitiva.
Você teve alguma experiência incrível e sua mente racional parou de funcionar (criticamente). Você se acha especial por ter passado por aquilo e se eu tentar colocar só um pouquinho de outra religião na sua cabeça, ela estará totalmente irreceptível.
Mas adivinhe?
-Eu tenho uma coleção de pelo menos dezenas de histórias mais bizarras ou divinas que a sua. Duvida? Se você me provar do contrário, apago esse artigo.
-
“Só o caminho de Jesus salva”. Pois ele é o único caminho. Só por meio de sua fé somos salvos. Mesmo que haja boas obras, sem fé, tudo é perdido. Inferno eterno. (Isto é parafraseado sem consulta de um Evangelho segundo um dos discípulos)
Não conheço os equivalentes muçulmanos e judeus, mas me parecem bastante similares.
“Kardec é o Codificador. “Seguimos a Doutrina à risca. Chico Xavier, Emmanuel, André Luiz, Divaldo Franco; estas são as nossas figuras aceitas. Saia um pouquinho da curva e te mandamos do Espiritismo para o Espiritualismo. Ainda achamos que você será salvo, mas olhamos com olhos desdenhosos, no fundo. Seus livros não entram em nossas bibliotecas.
Mas este foi, certamente, o pior. Porque veio de uma figura que, teoricamente, estava acima de todas estas armadilhas, toda a arrogância, todos os fetters, um Iluminado:
“Você não conseguiu chegar ao Vazio Absoluto, porque precisa de controle quase que completo sobre todos os Reinos sem Forma e misturar a dose certa de Vipassana. Só meditadores excepcionais chegam neste nível, anagamis.”
-
Se você se identificou com qualquer um destes, parabéns! Você é um Floquinho de Neve. Não é nenhuma referência à Frozen, muito pelo contrário, é um termo pejorativo.
“Ou todas religiões estão certas, ou todas estão erradas”.
-
Se você acha que só a sua crença está certa, gostaria de sugerir, educadamente, três opções:
-
converta-se ao ateísmo gnóstico e esqueça da vida após a morte. Só seja uma boa pessoa. É muito mais que o suficiente. Gosto muito de psssoas que seguiram este caminho. A Justiça é uma delas;
-
abra um pouco mais a sua mente. Não precisa de muito. Leia outro texto sagrado. Converse com um amigo de religião diferente;
-
leia meu blog sem julgamentos. Quando pensar em me atacar, talvez seja a hora de parar de ler.
Aqui é um lugar de ensino e de estudo. Floquinhos de Neve são ignorados se educados, e se pedantes…
Bem. Estes derretem com facilidade ;)